Bem-vindo (a) ! Hoje é

728x90 AdSpace

Procurar no site. Empresas, classificados, hotéis, pousadas, pessoas e notícias.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Seca no sertão da Bahia prejudica produção da safra de umbu


Seca compromete a safra do umbu em Uauá. Publicado em - 03/02/12 às 15:36:19

A falta de chuva compromete a produção do Umbu em Uauá. A safra, que começa no final de outubro, termina em abril, esta sendo prejudicada.
Apesar do umbuzeiro ser resistente à seca e armazenar água nas raízes, com a estiagem muito longa os frutos nascem e amadurecem mais rápido. Os que caem no chão servem de alimento para os animais. Para os agricultores só interessa a fruta que está no pé.
Com a estiagem, os frutos não se desenvolveram corretamente, há vários meses não chove na região, o que prejudica a produtividade da planta.
A escassez de chuva deve interferir no planejamento da Coopercuc - Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (BA) maior beneficiadora do fruto na região, no atendimento da sua demanda para o mercado interno.
“A produção do umbu tende a ser mais rápida porque o umbu amadurece mais rápido por causa do sol e cai mais rápido. A Coopercuc pretende acelerar a produção nesse período para aproveitar o máximo possível da fruta. O umbu não chega até março esse ano”, diz a agricultora Jussara Dantas em entrevista.
Com a perda da Produtividade, os produtores não estão conseguindo colher a quantidade de frutos necessaria. No mercado interno, o preço subiu. Na média, a caixa com 20 kg está sendo vendido por R$ 35,00 mais que no mesmo período do ano passado, a qual custava R$ 23,00.


Fontes: CEASA, COOPERCUC.

Desenhador por

Adailton Santana.

Agencia UAUNET: Temas UAU

  • Comente com seu blog
  • Comente com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site
Não serão aceitos comentários que:
1. Excedam 500 caracteres com espaço;
2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
4. Não tenham relação com a nota publicada pelo site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.

Item Reviewed: Seca no sertão da Bahia prejudica produção da safra de umbu Rating: 5 Reviewed By: Adailton Santana