Bem-vindo (a) ! Hoje é

728x90 AdSpace

Procurar no site. Empresas, classificados, hotéis, pousadas, pessoas e notícias.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Papa simplifica radicalmente procedimentos de anulação do casamento




O papa Francisco fez nesta terça-feira as mudanças mais substanciais nos últimos séculos na anulação do casamento, simplificando radicalmente os procedimentos, e disse que os bispos precisam dar maior ajuda aos casais divorciados.
Em um movimento em que mais uma vez mostrou seu desejo de que a Igreja seja mais misericordiosa para com os católicos em dificuldades, Francisco reafirmou o ensino tradicional sobre a "indissolubilidade do matrimônio", mas facilitou os procedimentos de anulação, de modo geral considerados demorados, desatualizados e caros.
Uma anulação, formalmente conhecida como um "decreto de nulidade", significa que o casamento não foi válido de acordo com a lei da Igreja porque faltaram determinados pré-requisitos, como a livre vontade, maturidade psicológica e abertura para ter filhos.
Francisco disse que os procedimentos necessários têm de ser acelerados para que os católicos que procurarem a anulação não fiquem "por muito tempo oprimidos pelas trevas da dúvida" sobre se poderiam ter seus casamentos declarados nulos e inválidos.
A maioria das anulações é concedida em nível local e apenas os casos mais complicados chegam a um tribunal especial no Vaticano, conhecido como Tribunal da Rota Romana. Francisco disse que os procedimentos, que atualmente podem custar milhares de dólares em taxas legais, deveriam ser gratuitos.
A reforma era aguardada com ansiedade por muitos casais em todo o mundo que se divorciaram e se casaram novamente fora da Igreja. A Igreja não reconhece o divórcio e os católicos que se casam novamente em cerimônias civis são considerados ainda casados com o primeiro cônjuge e vivendo em um estado de pecado. Isso os impede de receber sacramentos como a comunhão.

Desenhador por

Adailton Santana.

Agencia UAUNET: Temas UAU

  • Comente com seu blog
  • Comente com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site
Não serão aceitos comentários que:
1. Excedam 500 caracteres com espaço;
2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
4. Não tenham relação com a nota publicada pelo site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.

Item Reviewed: Papa simplifica radicalmente procedimentos de anulação do casamento Rating: 5 Reviewed By: Adailton Santana