Bem-vindo (a) ! Hoje é

728x90 AdSpace

Procurar no site. Empresas, classificados, hotéis, pousadas, pessoas e notícias.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Uauá ganha Praça da Ciência nesta sexta

Jovens de 11 municípios baianos já são beneficiados pelo projeto Praças da Ciência - inciativa do Governo do Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), que integra o Programa Educar para Transformar, um Pacto pela Educação - e podem se divertir, enquanto apuram os saberes científicos, brincando em oito equipamentos educativos que compõe as lúdicas e interativas praças. Nesta sexta-feira (18), às 16h, Uauá, situado na região Norte da Bahia, ganha uma Praça da Ciência, que será inaugurada pelo chefe de Gabinete da Secti, Roberto de Pinho, o prefeito Olímpio Cardoso e demais autoridades.

Desde a primeira praça, inaugurada em Muritiba, em dezembro de 2014, até a última instalada, na cidade de Senhor do Bonfim, pouco mais de 365 dias se passaram e a Secti consolidou, definitivamente, a ideologia que busca disseminar a ciência, na Bahia, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a educação.

Como contrapartida, os municípios escolhem e cedem os espaços onde serão implementadas a estrutura. A coordenadora do Projeto Praça da Ciência, Gilmária Araújo, deixa claro que estes ambientes precisam seguir alguns pré-requisitos. “Necessariamente, os recintos devem estar dentro da sede do município; medir, minimamente, 18 m²; estar situados nas proximidades de escolas de Ensino Fundamental e Médio; e, de preferência, serem instalados em praças públicas já existentes”, explica a gestora.

Nestes locais, os jovens podem interagir com conchas acústicas; bicicletas geradoras; harpas de tubo; alavancas; cadeiras e basquete giratórios; bem como balanços de comprimentos diferentes. Estas estruturas permitem que os frequentadores do local coloquem em prática as lições aprendidas nas aulas de ciência. O chefe de Gabinete da Secti, Roberto de Pinho, conta que, a fim de otimizar a utilização para o público-alvo, “a Secti conversa com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), com o intuito de implantar uma Praça da Ciência nas instalações do IAT, para treinar professores de ciência de todo o território baiano para a vivência nos equipamentos científicos”.

NOVAS PRAÇAS

Com a inauguração da unidade de Uauá, a Secti chega à marca de doze espaços instalados e inaugurados. Em 2016, a previsão é que 14 novos espaços sejam entregues à população de municípios de diversas regiões, atingindo mais da metade da meta total do projeto, que é de 40 unidades instaladas, no estado.

Desenhador por

Adailton Santana.

Agencia UAUNET: Temas UAU

  • Comente com seu blog
  • Comente com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Regras do site
Não serão aceitos comentários que:
1. Excedam 500 caracteres com espaço;
2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
4. Não tenham relação com a nota publicada pelo site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.

Item Reviewed: Uauá ganha Praça da Ciência nesta sexta Rating: 5 Reviewed By: Adailton Santana